PERGUNTAS FREQUENTES - COMMON QUESTIONS

PRODUTOS NATURAIS - NATURAL PRODUCTS

TINTAS DE PAREDE - WALL PAINTS

TINTAS DE CAL - LIME PAINT

REVESTIMENTOS DE PAREDE - WALL PLASTERS

PRODUTOS DE MADEIRA - WOOD PRODUCTS

  • A maioria dos ingredientes utilizados é de origem natural, nomeadamente de plantas e minerais. As marcas com que trabalhamos escolhem criteriosamente matérias-primas inofensivas para o ser humano e para o ambiente. Uma pintura não natural liberta químicos mesmo após vários anos. As tintas naturais não libertam cheiros e substâncias nocivas promovendo um ambiente mais saudável para os seres humanos e animais domésticos. As divisões podem ser utilizadas logo após a aplicação de qualquer produto natural. (Respeitar os tempos de secagem para evitar marcas.) Os produtos naturais são também mais saudáveis para as superfícies de aplicação, como são produtos de poro aberto, promovem a difusibilidade térmica e gasosa - “as paredes respiram”.

    Outra diferença importante entre uma tinta natural e convencional é o seu impacto ambiental, a nível de produção e também a nível de reciclagem. Produtos naturais são naturalmente convertidos em composto, por isso, em obras de remodelação ou demolição este produtos não devem ser tratados como lixo industrial ou doméstico pois podem ser reaproveitados ou compostados.

  • A durabilidade das tintas naturais é a mesma das tintas convencionais e em muitos casos, superior. A durabilidade varia em função das características da superfície e da técnica de aplicação. Para maximizar a sua durabilidade devem ser respeitadas as orientações da ficha técnica do produto.

  • Não necessariamente. Existem produtos com base de água que contêm na sua composição produtos químicos e em algumas situações produtos químicos perigosos. Sempre que escolher um produto deve consultar cuidadosamente a sua composição, com especial atenção aos COVs (componentes orgânicos voláteis).

  • Não necessariamente. Alguns dos nossos produtos têm na sua composição cera de abelha e proteína de leite de vaca. Os produtos vegan estão assinalados. Em caso de dúvida contacte-nos. Nenhum dos produtos disponíveis na loja é testado em animais.

  • Sim. Os produtos naturais não causam as reações normalmente causadas pelas substâncias químicas dos produtos convencionais, contudo, existem substâncias naturais que causam alergias, como é o caso das proteínas do leite. Por essa razão, não aconselhamos o primário de caseína a pessoas com APL. Se tem alguma alergia ou sensibilidade consulte cuidadosamente os ingredientes e em caso de dúvida contacte-nos.

  • Todos os produtos naturais apresentam caraterísticas próprias que devem ser respeitadas. Os símbolos chamam-nos a atenção para essas características. Por exemplo, existem muitos produtos naturais que devido à sua concentração representam uma ameaça para animais e plantas e por isso apresentam o símbolo de perigo para o ambiente para nos lembrar que não devemos eliminar este produto na natureza. Todos os óleos são inflamáveis e devemos ter em consideração essa característica durante a sua manipulação.

  • São tintas que têm como base um substrato mineral como o silicato, a argila ou a cal. As tintas minerais ao serem aplicadas em superfícies com os mesmos materiais na composição fundem-se com a superfície, formando uma pintura muito resistente e duradoura. Uma das principais características destas tintas é a difusibilidade.

  • Sim, na maioria das vezes. O primário serve para regularizar a absorção e estabilizar a superfície. O primário deve ser utilizado em paredes novas, em paredes muito absorventes e quando se aplicou massa em partes da parede. Outras situações devem ser analisadas caso a caso. Siga as indicações da ficha técnica e/ou exponha-nos a sua situação.

  • Em principio em todas as superfícies minerais. O máximo de durabilidade e difusibilidade atinge-se quando aplicamos as tintas em superfícies minerais naturais, como cal e argila. Algumas tintas minerais são mais adequadas para determinadas áreas/divisões do que outras. Por exemplo em áreas em que exista contato com água não devemos utilizar tintas de argila. Consulte as fichas técnicas de cada tinta antes de escolher e em caso de dúvida peça-nos ajuda.

  • Sim, desde que a tinta antiga convencional não seja impermeável e/ou plastificada. Em caso de duvida faça um teste de aderência.

  • Tintas de cal são tintas de parede versáteis para uso interno e externo e são fáceis de usar, mesmo por não profissionais. Distinguem-se devido à enorme capacidade de cobertura e adesão, resultando em superfícies à prova de limpeza e à prova de respingos - sem conter aglutinantes à base de resina sintética e pigmentos sintéticos. Os produtos à base de cal pura têm um impacto positivo no clima da sala. A cal é naturalmente à prova d de água, anti estática, altamente difusível, inibidora de mofo e não libera VOC. Estas características tornam a cal uma matéria-prima soberbamente adequada especialmente para pessoas com alergias. A tinta de cal é naturalmente antibacteriana e resistente a mofo. A durabilidade da tinta de cal varia em função das características da superfície, a sua máxima durabilidade é atingida quando utilizadas em superfícies minerais sem tintas convencionais.

  • As cores são feitas com pigmentos naturais, provenientes de todo o mundo, para criar uma gama de cores que celebram a beleza inata e natural dos pigmentos. Milhões de microcristais são formados quando nossa tinta cura, criando uma luminosidade e profundidade de cor únicas.

  • Em todas as superfícies minerais, não plastificadas, desde que corretamente preparadas. Superfícies pintadas com tinta de cal em bom estado não necessitam primário, mesmo quando existe mudança de cor. Em paredes, não pintadas, de reboco de cal, tijolo, pedra, cimento, tijolo de barro, o primário é aconselhado para regularizar a superfície e/ou diminuir a absorção da tinta. Em paredes previamente pintadas com tinta convencional o ideal é lixar a parede, aplicar o primário e só após a tinta de cal. A tinta de cal pode ser utilizada em zonas próximas de fogo, como chaminés e lareiras e é também uma boa escolha para zonas húmidas. Pode ser utilizada em todas as áreas da casa de banho expecto na área de duche. (A tinta de cal é absorvente em em zonas de salpicos pode ficar manchada.)

  • -A tinta de cal deve ser idealmente aplicada com pincel de cal;

    -A cor da tinta na lata e molhada é muito diferente (mais escura) da sua cor final;

    -A textura e densidade da tinta de cal é diferente das tintas convencionais;

    -A tinta de cal deve ser aplicada em camadas finas, bem espalhadas e sem sobreposição, caso contrário fica com uma aparência manchada e/ou cria zonas mais densas de textura “poeirenta”;

    -Com tinta de cal não é possível corrigir zonas menos perfeitas da pintura. Caso seja mesmo necessário uma intervenção deve ser aplicada uma demão nova em toda a parede.

  • A palavra "cal" expressa, em linguagem coloquial, uma denominação genérica tradicional, contudo, esta é classificada, de acordo com requisitos relacionados às suas propriedades químicas e físicas, em vários tipos de cal.

    Os revestimentos de cal que vendemos são feitos com cal de alta pureza e gradualmente endurecem ou carbonatam até se tornarem uma crosta de pedra cada vez mais resistente. Os revestimentos cujo material principal é a cal aérea, têm a particularidade de serem permeáveis ​​ao vapor de água (embora não à água) permitindo a respirabilidade das paredes ou muros, conferindo qualidades higroscópicas para regular a humidade dos ambientes. Com cal aérea obtemos uma argamassa com excelente nível de permeabilidade ao vapor de água, provocando a saída do interior da parede para o exterior na forma de vapor, evitando acumulações internas por condensação.

  • A utilização de materiais tradicionais e neste caso as nossas argamassas, feitas com os mesmos componentes originais, trazem nobreza a muitas edificações e assim contribuem para a melhoria e eficácia das suas principais propriedades. Além da sua grande beleza, são muito eficazes, resolvendo problemas de construção e proporcionando grande proteção para casas de pedras e outros materiais. A cal pode ser utilizada, seguindo as indicações da ficha técnica, em todas as superfícies minerais.

  • O revestimento de cal, graças às suas características e quando corretamente aplicado, têm garantia para a vida. Estes revestimentos utilizaram-se há séculos e é possível ver ainda edifícios rebocados a cal que mantêm a toda a sua beleza.

  • Após alguns minutos de impregnação é necessário passar um pano para retirar o excesso de óleo que não foi absorvido pela madeira. Só assim garantimos uma superfície homogénea, lisa e macia.

  • Sim. Os panos e pinceis utilizados para aplicar produtos à base de óleo são inflamáveis se deixados em espaços sem arejamento (como caixotes do lixo) ou expostos ao sol. Todos os panos e pinceis devem ser deixados a secar, abertos, em local devidamente ventilado e à sombra. É um procedimento extremamente importante. Após a secagem podem ser guardados ou descartados no lixo doméstico.

  • Sim, é possível. Apesar de já existirem óleos com pigmentos e tintas à base de óleo, é possível adicionar cor a um óleo, através de um pigmento ou de mistura com tinta à base de óleo.

  • Não. Os óleos têm características diferentes. Devemos escolher um óleo adequado para a madeira e para a utilização a que se destina. Por exemplo, madeiras exteriores devem ser idealmente tratadas com óleos com cor ou com tintas. Os pigmentos adicionam uma camada de proteção adicional que aumenta a durabilidade do resultado.